quarta-feira, 19 de março de 2014

Cerimônia de premiação do Oscar e suas origens



 Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood foi criada no dia 11 de janeiro de 1927. A ideia foi dada pelo presidente da Metro-Goldwin Mayer, como uma forma de incentivar a produção de obras de qualidade técnica e artística. Desde então, a sugestão de Louis B. Mayer, foi bem aceita por todos.
            A primeira entrega de prêmios foi realizada em maio de 1929, no Hotel Roosevelt de Los Angeles. As cerimônias eram realizadas com almoços ou jantares em hotéis ou grandes restaurantes, com os resultados previamente conhecidos, já que a decisão sobre os ganhadores era tomada de comum acordo pelos grandes cineastas.  Até 1940 os jornais recebiam a lista de premiados antecipadamente e assumiam o compromisso de só divulgá-la no final da noite. Um ano antes o Los Angeles Times quebrou o acordo. Desde então, a Academia decidiu manter segredo até a abertura dos envelopes lacrados.
            O sigilo é absoluto e jamais se soube de algum caso de quebra de segredo. Já a apuração é feita por computador e colocada em envelopes lacrados, que são abertos apenas na noite da entrega do Oscar. Nem a Academia sabe de quantas estatuetas vai precisar.
            O custo de fabricação de cada uma das estatuetas é de 150 dólares. A imagem é a de um guerreiro com uma espada sobre um rolo de filme. Durante a Segunda Guerra, sua estrutura básica passou a ser de gesso para economizar metal.
            Diz à lenda que o troféu foi esboçado pelo diretor de arte da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), Cedric Gibbons, na toalha da boate Brown Derby, de Los Angeles, e ganhou forma nas mãos do escultor George Stanley. Quanto ao nome, três histórias cercam a escolha de Oscar, que batizou o prêmio quatro anos após ter sido criado, porem nenhuma delas pode ser confirmado como verdadeiras.
Os vencedores assumem o compromisso de nunca vendê-los, a não ser para a própria Academia e pelo preço simbólico de 10 dólares. Mesmo assim, num leilão de 1993, o Oscar que Vivien Leigh ganhou em 1940 em o Vento Levou foi arrematado por 562 mil dólares.
A simples indicação de um filme pode aumentar sua bilheteria em vários milhões de dólares. Além disso, a premiação significa prestígio para o filme, contratos mais vantajosos para os atores e uma garantia de qualidade para o público.
A cerimônia de entrega, nos dias de hoje, não se refere somente para a área do cinema, se tornou uma verdadeira passarela da moda, onde vários estilistas e grandes joalherias pagam os artistas para usarem os seus produtos com o intuito de divulga-los para todo o mundo.
O Oscar de 2014 premiou os melhores atores, técnicos e filmes de 2013 em 24 categorias no dia 2 de março de 2014. Foi uma grande festa que como sempre, rouba olhares de todo mundo com as suas surpreendentes premiações.   
  
Ana Clara Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário